Quando chegam a certa idade, os animais de estimação começam a ter problemas de saúde bastante parecidos com os humanos. Insuficiência renal, cardiopatia e outros problemas no coração, cegueira, surdez e os problemas de locomoção, como artrite e artrose. Não tem como fugir: os cachorros e gatos, por mais que sejam criados com muito cuidado, um dia irão ficar idosos e precisarão de atenção especial.
Artrite e Artrose em cachorros e gatos
A artrite é a inflamação nas articulações. As crises de artrite tendem a desaparecer com o tratamento. Já a artrose é mais grave: inflamação crônica nas articulações, uma artrite que não tem cura e piora progressivamente. A medicação consegue diminuir a dor que o animalzinho sente e até mesmo desinflamar, mas não curar de fato.
Entre os oito e nove anos os gatos e cachorros começam a ficar mais suscetíveis à inflamação nas articulações. Os motivos são muitos, variando desde a própria idade avançada a quedas, atropelamentos, obesidade e movimentos bruscos. Cães e gatos idosos geralmente têm estes problemas.
Sintomas
As artroses e artrites não escolhem um lugar específico para aparecer, podendo acometer as articulações coxofemorais, cotovelos, joelhos e pulsos. Mas a mais séria são as inflamações na coluna.
As artroses se manifestam por meio da redução da habilidade motora, dificuldade para subir e descer escadas, se levantar, enfim, todas as atividades que envolvam movimento do animalzinho. Com a evolução da doença o animal começa a andar mais lentamente e até a mancar.
Raças mais propensas
Como dissemos, as inflamações nas articulações, sejam crônicas ou não, acabam por acometer todas as raças e tipos de cães e gatos, sendo menos comum neste.
12621- Anônimo
